segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Arquitetura.




Foto de construção na Rua Frei Caneca.

Eu sei muito bem que o Mundo anda desequilibrado, sei das desigualdades, das injustiças (justo estas que deveriam estar niveladas), e sei mais do que muitos da exigência da desordem na concepção estética das artes plásticas atuais, porém, em detrimento a tudo isso, devo confessar-me um aficionado pela simetria.
Gosto de organização, gosto de equilíbrio, sobretudo gosto de harmonia. Meus olhos podem passear sem susto pelos dois lados da coisa, compará-los. É realmente muito pacificador. Mesmo que seja uma assimetria simétrica como o Pórtico de Notre Dame ou ainda a escadaria dos Apóstolos de Congonhas do Aleijadinho.
Este pequeno prédio da foto fica na Rua Frei Caneca, no Rio de Janeiro, local de lojas especializadas em material de construção. Moro aí perto e adoro esta construção, gosto de suas cores verde-amarelo “bagaceira”, amo suas pequenas varandas, enfim não tem muita explicação, ando pelo centro do Rio vendo e alguns detalhes desta cidade tão agressiva me alentam. Viva Portugal-Angola-França-BRASIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário